Ao longo dos anos, foram várias as homenagens a Narciso Ferreira e seus descendentes, tanto pela Comunidade como pelas Instituições.
No centenário do nascimento de Raul Ferreira – Conde de Riba D’Ave – o Conselho de Administração da Fundação Narciso Ferreira prestou homenagem ao homem que, durante toda a sua vida sempre se preocupou com os seus conterrâneos, sobretudo os mais carenciados, ajudando a desenvolver obras de grande alcance económico e social que perduram no tempo e nas quais se insere esta Fundação criada em homenagem ao seu pai Narciso Ferreira, conhecido percursor das indústrias Têxtil e Elétrica do Norte de Portugal.
A continuação da obra pensada e realizada pelo Conde de Riba D’Ave seguiu o objetivo desta Fundação e foi a melhor homenagem que se lhe poderia prestar, estávamos no ano de 1995.
Em 2012, a Fundação Narciso Ferreira prestou uma justa e sentida homenagem ao patrono à passagem dos 150 anos do seu nascimento.
Um livro sobre a vida e obra deste grande empresário e benemérito, uma exposição fotográfica e documental e um significativo número de atividades assinalaram e registaram para sempre este ato de verdadeira pedagogia cívica.