No campo da cultura, a Fundação sempre prestou apoio financeiro a várias festas e romarias de interesse popular local, contribuindo também com apoios para a banda de música, coro da paróquia de Riba de Ave, entre outros.
Chegou a promover nas suas instalações cursos de informática para vários níveis, subsidiando os custos para desempregados e reformados inscritos. E ainda, cursos de pintura com exposição anual dos trabalhos dos alunos, para além de cursos de piano e de música clássica, realizando pontualmente cursos de artesanato.
No Natal e Carnaval realizou em tempos iniciativas temáticas com alunos das escolas das freguesias de Riba de Ave e circunvizinhas do concelho de Vila Nova de Famalicão.
Até recentemente, e durante 22 anos consecutivos, promoveu o projeto Educação Pela Arte, com a colaboração da Câmara Municipal de V. N. de Famalicão, que envolvia cerca de 400 crianças de várias escolas e cuja festa de encerramento anual era realizada ultimamente na Casa das Artes, com grandes assistências constituída pelos familiares e amigos das crianças e professores participantes. Todos os anos o projeto versava sobre um tema diferente mas de índole pedagógica.
Hoje, fruto de um protocolo com a Câmara Municipal, celebrado em janeiro de 2015, todas as atividades integram o novo projeto de valorização e de dinamização que se desenvolve sob a denominação de Riba de Ave Cultural mediante um programa mensal.