PLANO DE ATIVIDADES
2015
O ANO DE 2015 ALGUMAS CONSIDERAÇÕES A Fundação Narciso Ferreira pretende que 2015 seja um ano de mudanças na estrutura interna da Instituição. Seja o início de um novo ciclo, em que 2015 reflita o ponto de partida de um novo projeto que vá de encontro aos objetivos traçados para  os próximos anos, enquadrados nos Estatutos que serão aprovados. Para isso, torna-se necessário fazer um diagnóstico exaustivo à atual situação da Fundação de forma a encontrar um plano estratégico que seja colocado em prática de forma a revigorar esta prestigiada Instituição, a 2.ª do género a ser criada em Portugal, logo a seguir à Fundação da Casa de Bragança. Em 2015 a Fundação Narciso Ferreira comemora 70 anos de existência e de atividade ininterrupta. Queremos que daqui a 5 anos, quando organizarmos as comemorações dos 75 anos da Fundação, esta apresente uma sustentabilidade moderna e com uma visão de futuro. Este projeto ficará desde logo entregue ao Dr. Nestor Borges, ficando responsável pelo desenvolvimento da proposta que vier a ser apresentada e devidamente validada. A atuação da Fundação Narciso Ferreira será efetuada sempre em conformidade com os Estatutos que regem a Instituição quer na área da solidariedade social como na área cultural e pedagógica. Ou seja, apesar da renovação que se pretende introduzir na Instituição, a missão e os objetivos mantêm-se intactos, nomeadamente, no reforço do apoio às famílias mais carenciadas de Riba de Ave, Oliveira de S. Mateus e Pedome.
PROPOSTA DE ATIVIDADES Pelo que atrás foi dito, destacamos desde logo as duas tradicionais ações de solidariedade social, que tentaremos sejam articuladas com um programa cultural a oferecer especificamente a estas famílias: 2015, ABR: Entrega dos folares da Páscoa Mantém-se a tradicional distribuição dos folares da Páscoa sendo necessário proceder à monitorização desta iniciativa solicitando o preenchimento de um inquérito que permita atualizar a situação de cada família. 2015, DEZ: Festa de Natal da Fundação com entrega de bodos  Começa a ser uma tradição o evento Natal da Fundação com espetáculo de variedades a decorrer no salão paroquial de Riba de Ave associado à entrega dos tradicionais bodos de Natal. É um período singular que proporciona às famílias mais pobres e carenciadas um momento cultural relacionada com a época festiva em causa, ao mesmo tempo que são contemplados com a oferta de um cabaz de natal bem recheado, com produtos oferecidos pela Fundação, adicionando outros que vierem a ser recolhidos na campanha do Jumbo de Famalicão. Para além destas, a Fundação Narciso Ferreira moverá todos os esforços para prestar apoio a situações de extrema necessidade, na sua causa de combate à pobreza e à exclusão social, que, de forma espontânea, possam surgir. Na área sociocultural pretendemos implementar algumas atividades que articulem a cultura e a educação, privilegiando o caráter de apoio ao associativismo a pensar sobretudo nas crianças e nos mais jovens. Contudo, não deixaremos de preparar o futuro da Fundação Narciso Ferreira através de outras iniciativas, umas através do apoio institucional outras organizadas pela própria Fundação mas sempre dentro dos  parâmetros estatutários:
Ações sem data definida: Em colaboração com a Câmara Municipal: - Celebração de um Protocolo com a Câmara Municipal de V. N. de Famalicão no qual a Autarquia se compromete a promover algumas atividades socioculturais da Fundação em regime de Parceria, bem como a prestar apoio a projetos futuros, em contrapartida, a Fundação cede o espaço do piso superior do edifício da sede (antiga estalagem) para aí se organizar e desenvolver um projeto de dinamização cultural  para Riba de Ave e freguesias circunvizinhas.  - Tomando conhecimento da pretensão da Câmara Municipal para a apresentação pública do projeto de reabilitação do antigo Teatro, a partir de 2015, a Fundação irá insistir com a Câmara Municipal no sentido de avançar o mais rapidamente possível com uma solução para este edifício que ano após ano se degrada e causa condições de insalubridade pública. - Uma das prioridades da Fundação será a apresentação pública do projeto a implementar no antigo Posto da GNR, em harmonia com o apoio da Câmara Municipal. A Fundação irá insistir com a Câmara Municipal no sentido de apresentar a  proposta para aí ser construída uma Escola de Música direcionada ao estudo e prática musical por parte das crianças e jovens de Riba de Ave. Não obstante, a Fundação aceitará a instalação da Banda de Música de Riba de Ave neste edifício articulando-se a Escola com esta banda bicentenária. - Como nota de destaque temos o projeto Educão pela Arte pela decisão de ficar suspenso em 2015. Apesar do sucesso deste projeto que envolve uma média de 400 crianças por edição e já com 22 de existência, sendo uma atividade muito apreciada por todos, será entretanto substituída por outras atividades pontualmente definidas de acordo com a proposta do Dr. Nestor Borges nos apresentar e julgarmos viáveis. Atividades que, tal como o Projeto Educação pela Arte, privilegiem a coesão entre a mentalidade das crianças, dos jovens e dos seus pais, com a realidade dos exemplos de sucesso que se verificam por essa Europa fora.
De iniciativa da Fundação Narciso Ferreira: - Desde logo o apoio às Associações de Riba de Ave que prestem serviço público de solidariedade social ou de promoção ao incentivo cultural e desportivo jovem, como a Conferência Vicentina, os Bombeiros Voluntários, o Riba de Ave Hóquei Clube. - Organização de atividades de cariz cultural, desportivo mas com sentido pedagógico ou social, e que por isso se enquadrem nos Estatutos da Fundação, tais como: . Feirinha no Mercado . Conferências na Biblioteca Municipal - Pólo de Riba de Ave . Mini-Maratona no Dia do Coração . Cerimónia solene dos 70 anos da Fundação Narciso Ferreira . Concerto de Natal . entre outras, a propor oportunamente.
Riba de Ave, 17 de novembro de 2014 FUNDAÇÃO NARCISO FERREIRA
Voltar ao topo Voltar